O processo permite que um usuário remoto (à direita) acesse um computador quântico na nuvem (à esquerda) com total segurança.
[Imagem: Helene Hainzer/Oxford University Physics]
Computação quântica em nuvem
A computação quântica traz grandes promessas de uma segurança definitiva contra espionagem, mas também traz ameaças do que os especialistas chamam de Apocalipse Quântico.Muitos esforços têm sido feitos tanto para incentivar a primeira possibilidade quanto para evitar a segunda, mas ainda restam muitas dúvidas fundamentais no emergente campo da tecnologia da informação quântica.
Por exemplo, será que a criptografia quântica será capaz de viabilizar uma "nuvem quântica", uma computação quântica na nuvem assim como é feita a computação clássica atual?
A resposta é sim, garantem Peter Drmota e colegas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que acabam de fazer a primeira demonstração lógica de que uma computação quântica na nuvem pode ser intrinsecamente segura.
"Nós mostramos pela primeira vez que a computação quântica na nuvem pode ser acessada de forma escalável e prática, o que também proporcionará às pessoas total segurança e privacidade dos dados, além da capacidade de verificar sua autenticidade," disse o professor David Lucas, orientador do trabalho.
A equipe usou uma combinação única de memória quântica e fótons para fazer sua demonstração.
[Imagem: David Nadlinger/Oxford University Physics]
Computação quântica cega
Os pesquisadores usaram uma abordagem chamada "computação quântica cega" para conectar duas entidades totalmente separadas - por exemplo, um indivíduo em casa ou no escritório acessando um servidor quântico na nuvem - de um modo completamente seguro. Embora seja uma demonstração de princípio, este novo método pode ser escalonado para grandes cálculos quânticos."Usando a computação quântica cega, os clientes podem acessar computadores quânticos remotos para processar dados confidenciais com algoritmos secretos e até mesmo verificar se os resultados estão corretos, sem revelar qualquer informação útil. Demonstrar esse conceito é um grande passo em frente tanto na computação quântica quanto na manutenção das nossas informações seguras online," disse Drmota.
O sistema compreende um link de rede de fibra óptica entre um servidor de computação quântica e um dispositivo simples que detecta fótons, ou partículas de luz, em um computador independente que acessa remotamente seus serviços na nuvem - esta é a arquitetura que a equipe chama de computação quântica cega em rede. Cada cálculo incorre em uma correção que deve ser aplicada a tudo o que vem depois e que precisa de informações em tempo real para rodar o algoritmo.
Os pesquisadores usaram uma combinação única de memória quântica e fótons para conseguir isso, compondo uma arquitetura que pode, em última análise, levar ao desenvolvimento comercial de dispositivos a serem conectados a computadores portáteis, para proteger os dados quando as pessoas utilizam serviços de computação quântica em nuvem.
Bibliografia:
Artigo: Verifiable blind quantum computing with trapped ions and single photons
Autores: Peter Drmota, D. P. Nadlinger, D. Main, B. C. Nichol, E. M. Ainley, D. Leichtle, A. Mantri, E. Kashefi, R. Srinivas, G. Araneda, C. J. Ballance, David M. Lucas
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 132, 150604
DOI: 10.1103/PhysRevLett.132.150604
Artigo: Verifiable blind quantum computing with trapped ions and single photons
Autores: Peter Drmota, D. P. Nadlinger, D. Main, B. C. Nichol, E. M. Ainley, D. Leichtle, A. Mantri, E. Kashefi, R. Srinivas, G. Araneda, C. J. Ballance, David M. Lucas
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 132, 150604
DOI: 10.1103/PhysRevLett.132.150604
Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computacao-quantica-cega-garantia-seguranca&id=010150240416
Comentários
Postar um comentário