Serviço por assinatura ajuda a popularizar a energia solar


Imagem de Freepik

Em meio à crescente demanda por opções sustentáveis, a energia solar por assinatura emerge como uma solução inovadora e eficiente. Essa abordagem, que está ganhando popularidade no Brasil, representa uma revolução tanto na maneira como consumimos energia quanto na nossa relação com o meio ambiente. É crucial compreender os contornos dessa tendência, suas implicações e o futuro promissor que ela antecipa.

O conceito de energia solar por assinatura é relativamente recente, mas já evidencia um crescimento impressionante. Desde a sua regulamentação em 2015 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o número de instalações de usinas solares dedicadas a esse serviço quadruplicou. Atualmente, mais de 7,7 mil plantas estão operacionais no país, com expectativas de investimentos alcançando R$ 10 bilhões até 2025. Este avanço não representa apenas um número nas estatísticas energéticas do país, mas também sinaliza claramente o compromisso crescente com fontes de energia renováveis e um futuro mais sustentável.

No entanto, o que define a energia solar por assinatura? Operando de maneira análoga aos serviços de streaming, esse modelo permite que os consumidores desfrutem da energia solar sem a necessidade de instalar sistemas fotovoltaicos em suas propriedades. Essa abordagem é especialmente benéfica para aqueles que enfrentam limitações físicas ou financeiras, como a falta de espaço adequado ou os elevados custos de instalação. Em vez disso, a energia é gerada em usinas solares remotas e distribuída através da rede convencional, com os créditos de energia sendo transferidos para o consumidor final.

Sob a perspectiva ambiental, os benefícios são incontestáveis. A energia solar é uma fonte limpa e renovável, que não emite gases de efeito estufa e contribui para a redução da nossa dependência de combustíveis fósseis. Com a abundância de sol na maior parte do Brasil durante praticamente todo o ano, a energia solar não apenas se alinha aos objetivos globais de sustentabilidade, mas também se revela como uma opção economicamente viável.

Além das vantagens ambientais, a energia solar por assinatura proporciona uma economia direta na conta de luz, com descontos que podem alcançar até 20%. Para pequenas e médias empresas, essa economia pode representar uma significativa diferença no final do mês. Outro aspecto positivo é a previsibilidade dos custos, uma vez que o serviço não está sujeito às flutuações nos preços da energia convencional, oferecendo maior estabilidade financeira aos consumidores.

O processo de adesão a esse serviço é notavelmente simples e ágil. Muitas empresas disponibilizam a opção de contratação digital, com planos adaptáveis às necessidades de cada consumidor. Além disso, a manutenção e o suporte ficam a cargo da empresa fornecedora, eliminando preocupações adicionais para o usuário.

Apesar de suas muitas vantagens, a energia solar por assinatura ainda enfrenta desafios no Brasil. Um dos principais obstáculos é a necessidade de que a geração e o consumo ocorram na mesma região de concessão energética, o que pode restringir a disponibilidade do serviço em algumas áreas. Além disso, a modalidade ainda é pouco conhecida por muitos consumidores, demandando esforços contínuos de educação e divulgação para ampliar sua aceitação e uso.

A Série Energia é produzida e apresentada pelo professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), com coprodução de Ferraz Junior e edição a cargo da Rádio USP Ribeirão.

Fonte: https://engenhariae.com.br/energia/servico-por-assinatura-ajuda-a-popularizar-a-energia-solar

Comentários