Computador quântico supera a marca dos 1.000 qubits


A empresa planeja colocar seu computador quântico disponível pela internet no próximo ano.
[Imagem: Atom Computing]


Mil qubits

A empresa emergente Atom Computing, dos EUA, anunciou ter alcançado uma façanha de grande efeito simbólico, mas também com resultados muito práticos: Seu processador quântico superou a faixa dos 1.000 qubits.

E superou de longe: O chip tem lugar para 1.225 qubits, embora até agora os técnicos tenham conseguido preencher 1.180 deles - o recordista anterior era o chip Osprey, da IBM, com 433 qubits.

A explicação para esses lugares não ocupados é simples: Em vez dos qubits supercondutores usados na maioria dos processadores quânticos apresentados até agora - como os da IBM e do Google -, a Atom trabalha com qubits atômicos, ou seja, os dados são armazenados em átomos individuais. E lidar com átomos individuais ainda não é uma ciência tão exata quanto colocar ovos em caixas.

A empresa usa átomos neutros do elemento itérbio, com o qubit consistindo no spin do núcleo atômico, que é muito mais resistente a interferências do que os elétrons. O dado guardado em cada átomo fica lá em segurança por 40 segundos, enquanto os qubits usados no processador quântico mais avançado da IBM - são qubits supercondutores - não retêm a informação por mais do que 80 microssegundos.

Como os átomos neutros não têm carga elétrica e não estão sujeitos a forças eletrostáticas, eles podem ser colocados muito mais perto uns dos outros, reduzindo o tamanho do processador. Os átomos são mantidos no lugar e manipulados por lasers, com as chamadas pinças ópticas. Fontes de luz adicionais incidindo em cada átomo permitem ler e gravar dados e realizar as computações.

Isso facilita o acréscimo de mais qubits, o que é essencial para alcançar uma computação tolerante a falhas. "O dimensionamento para um grande número de qubits é fundamental para a computação quântica tolerante a falhas, e é por isso que isto tem sido nosso foco desde o início. Estamos trabalhando em estreita colaboração com parceiros para explorar aplicações de curto prazo que possam tirar proveito desses sistemas de maior escala," disse Robert Hays, presidente da empresa.

A empresa planeja colocar seu computador quântico disponível pela internet no próximo ano.

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computador-quantico-supera-marca-1-000-qubits&id=010150231025

Comentários