Nosso comportamento nesta pandemia confundiu seriamente os sistemas de aprendizado de máquina da Inteligência Artificial



O caos e a incerteza em torno da pandemia de coronavírus reivindicaram uma vítima improvável: os sistemas de aprendizado de máquina que são programados para dar sentido ao nosso comportamento on-line.

Os algoritmos que recomendam produtos na Amazon, por exemplo, estão lutando para interpretar nosso novo estilo de vida, relata o MIT Technology Review.

E embora as ferramentas de aprendizado de máquina sejam criadas para receber novos dados, elas geralmente não são tão robustas que podem se adaptar tão dramaticamente quanto necessário.

Por exemplo, o MIT Tech relata que uma empresa que detecta fraudes com cartão de crédito precisava intervir e ajustar seu algoritmo para explicar uma onda de interesse em equipamentos de jardinagem e ferramentas elétricas.

Um varejista on-line descobriu que sua IA encomendava ações que não correspondiam mais ao que estava sendo vendido. E uma empresa que usa a IA para recomendar investimentos com base na análise de sentimentos de notícias ficou confusa com o tom geralmente negativo em toda a mídia.

“A situação é tão volátil”, disse Rael Cline, CEO da empresa de consultoria de marketing algorítmica Nozzle, ao MIT Tech.

“Você está tentando otimizar o papel higiênico na semana passada e esta semana todo mundo quer comprar quebra-cabeças ou equipamentos de ginástica”.

Enquanto algumas empresas estão dedicando mais tempo e recursos para orientar manualmente seus algoritmos, outras vêem isso como uma oportunidade para melhorar.

“Uma pandemia como essa é um gatilho perfeito para criar melhores modelos de aprendizado de máquina”, disse Sharma.

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