Aerogel: O material futurista prejudicado pelas limitações do mundo real



O aerogel é um material que intrigou a comunidade científica devido às suas impressionantes propriedades físicas e químicas. Este é um material sólido que possui características muito diferentes em comparação com outros sólidos.

Esta é a parte que induz a curiosidade em quem está interessado em Aerogels. O sólido mais leve a ser criado na Terra é o Aerogel. É composto de 97% de ar, mantendo as propriedades estruturais de um sólido.

Como surgiu

O termo aerogel é cunhado a partir de duas palavras – ar e gel. E há história para esse nome!

O aerogel foi inventado por Samuel Stephens Kistler. Samuel era fascinado pela geleia por causa de sua natureza dual para agir tanto como um sólido quanto como um líquido.

A razão pela qual a gelatina tem propriedades de líquido e sólido é que é uma combinação de ambas. Uma estrutura de gelatina porosa mantém a água dentro dela, criando uma pseudo-substância.

Samuel se perguntou o que aconteceria se ele substituísse o conteúdo de água pelo ar. No entanto, se o gel fosse seco simplesmente, ele iria contrair a estrutura sólida, levando a rachaduras.

Ele entendeu que a estrutura altamente microporosa do gel colapsa devido às altas forças de tensão superficial exercidas pelo líquido. Então, ele olhou para formas alternativas em que o líquido pode ser removido sem ferir a estrutura sólida, e surgiu a ideia de substituir a água pelo álcool.

Quando o álcool é convertido em um estado supercrítico, ele se torna em um estado entre gás e líquido, e não terá tensão superficial. A estrutura microporosa sólida foi feita usando Sílica.

Uma vez que o álcool evaporou, o primeiro Aerogel foi formado. Nos termos mais simples, o Aerogel é feito a partir da remoção de água ou solvente de uma estrutura gelatinosa.

Propriedades físicas do aerogel

A razão pela qual o aerogel parece translúcido é devido ao fato de que grande parte do material é apenas ar, o que também explica sua densidade muito baixa. Eles são chamados os sólidos mais leves da Terra e até mesmo um bloco do tamanho de um homem de seis metros de aerogel só pesará cerca de um quilo.

O Recorde Mundial do Guinness para o material impresso em 3D mais leve é ​​um grafeno Aerogel impresso pela Dong Lin.

O aerogel tem outras propriedades físicas únicas, e uma delas é o incrível isolamento contra o calor (0,023 W / mK a 100 ° C).

O aerogel também possui excelentes propriedades acústicas, apresentando isolamentos acústicos 10 a 1000 vezes melhores do que as formas de poliuretano.

Como a estrutura é feita a partir de apenas 3% de sólidos, o aerogel é muito frágil. Os dois principais materiais sólidos utilizados para a preparação do Aerogel são sílica e carbono.

Por que a indústria do aerogel não está crescendo?

Nós discutimos longamente sobre as incríveis propriedades do aerogel e como ele é incrível. Então, por que a tecnologia ainda não é difundida?

Há mais de uma razão para isso. O primeiro é o fato de que o aerogel é muito difícil de fabricar, mesmo com os avanços que tivemos em termos de produção.

Os maiores painéis de Aerogel que a indústria conseguiu produzir foram um painel de 90×90 cm. E esse tamanho só é possível através de máquinas altamente avançadas.

Se você fosse procurar por aerogels para comprar, a especificação mais alta que você pode encontrar é 30x30cm. Pedidos especiais devem ser feitos se tamanhos maiores forem necessários.

O preço é outro fator que impede que muitos usem ou experimentem o Aerogel. O dispendioso processo de fabricação faz com que esse custo seja transferido para os compradores.

O resultado é que um aerogel de sílica medindo 2,5 cm x 2,5 cm x 1,0 cm custa mais de US $ 50.

Um dos principais desafios enfrentados pela indústria de aerogel é a natureza frágil do sólido. Não se engane, o material é forte e pode conter muitas vezes o seu peso.

No entanto, o material não se sustenta bem sob tensão. Avanços são feitos no sentido de simplificar o processo de fabricação de Aerogel e melhorar sua integridade estrutural. Uma vez que essas limitações sejam resolvidas, o Aerogel certamente chegará a mais pessoas e produtos.

A falta de indústrias investidas na produção de aerogel é também outra razão pela qual os Aerogels não são tão populares.

Conclusão

O aerogel é, sem dúvida, um entre o material milagroso que inventamos. O material tem imenso potencial em suas muitas formas e combinações.

Podemos esperar que as limitações associadas à Aerogels sejam levantadas em breve, diminuindo seus custos e melhorando as taxas de produção. Com o aumento do escopo das aplicações de aerogel, podemos esperar que mais empresas comecem a investigar a produção e fabricação de aerogel, melhorando a tecnologia e ajudando-a a atingir as massas.

Comentários