Tecnologia é aliada para lidar com isolamento e conectar pessoas



Já imaginou o isolamento social em 1980, sem internet, sem tablet, sem celular e ainda tendo que levantar para mudar o canal da televisão? Isso mesmo! Se você tem menos de 30 anos talvez não se dê conta, mas nem sempre existiu o controle remoto.

Graças às novas descobertas tecnológicas, hoje podemos estar conectados. E usamos tanto essa conectividade que as redes de muitos países estão mais lentas. E, além disso, as plataformas de streaming precisaram baixar a qualidade dos vídeos.

Mas há um lugar em que essas distâncias foram encurtadas ainda mais pela tecnologia: na Smart City Laguna, primeira cidade inteligente inclusiva do mundo em construção no Ceará. A conectividade ocorre graças ao Planet App, aplicativo gratuito desenvolvido pela Planet Smart City. O app está disponível não apenas para os moradores, mas para qualquer pessoa interessada em se conectar.

Portanto, neste momento específico em que todos estão dentro de casa, cumprindo o período de quarentena indicado pelas autoridades, o Planet App ajuda as pessoas a interagirem com seus vizinhos e familiares através de grupos on-line. Nesse sentido, elas recebem muitas dicas e se atualizam sobre as notícias do novo Coronavírus, por exemplo.

Painel de controle da cidade inteligente, o aplicativo foi criado para estimular a sustentabilidade, a interatividade e a economia compartilhada. Tudo isso para baratear o custo de vida e reduzir os desperdícios de alimentos, água e energia. E, por outro lado, otimizando tempo e recursos!

Funcionalidades

Uma das funções de destaque do aplicativo é o Botão SOS: em caso de emergência, um alerta é disparado para até cinco contatos cadastrados pelo morador, que recebe além do aviso a geolocalização.

Também estão sendo divulgadas dicas de cursos gratuitos e de atividades indoor para todas as faixas etárias, como exercícios físicos e artes manuais.

O app também tem um guia com as medidas necessárias para evitar a transmissão da doença. Além de mostrar em tempo real o monitoramento em vídeo de algumas áreas públicas da cidade inteligente.

Outras funções do aplicativo serão disponibilizadas em breve; como exemplos: consulta da qualidade do ar, troca de serviços e produtos, venda e compra de itens novos e usados, caronas compartilhadas, ações solidárias e oferta de serviços delivery.

“A tecnologia deve estar sempre a serviço das pessoas. O nosso conceito de cidade inteligente inclusiva coloca os cidadãos no centro de tudo, e o aplicativo tem papel fundamental em nossos projetos”, diz Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City no Brasil, que está construindo no país quatro empreendimentos inteligentes: Smart City Laguna (Ceará), Smart City Aquiraz (CE), Smart City Natal (RN) e Viva!Smart, na capital de São Paulo.

Desenvolvido pelo Centro de Competência da Planet na Itália, o aplicativo é dividido em cinco áreas: Perfil Pessoal, Cidade, Coletividade, Segurança e Casa. Depois de cadastrado, é possível selecionar preferências, indicar locais de interesse e selecionar filtros de navegação.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Planet App!

Comentários