Operadoras irão fornecer dados de localização dos usuários ao Governo



As operadoras de telefonia celular no Brasil irão fornecer os dados de localização dos usuários ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações -MCTIC. O objetivo da medida é monitorar a mobilidade da população e identificar aglomeração de pessoas, entre outras situações que facilitam a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal – SindiTelebrasil, as operadoras Oi, TIM, Vivo, Claro e Algar Telecom irão atuar em parceria para disponibilizar ao órgão público as informações originadas pelos celulares durante acesso às redes móveis.

Os dados fornecidos serão utilizados exclusivamente no combate à covid-19. E para garantir a privacidade, eles estarão organizados de forma agregada e anônima em nuvem pública, chamada de Data Lake, com a operação seguindo as normas da Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD e claro, sem deixar de fora o Marco Civil da Internet.

Solução semelhante a esta foi adotada em outros países, com o mesmo objetivo. Nos Estados Unidos, os dados utilizados para estudar o avanço da doença foram repassados pelas empresas de publicidade online. Agora na Alemanha e na Itália, as informações estão sendo obtidas junto às operadoras, como irá ser aqui.

Comentários