Imagens inéditas revelam linhas de plasma tecidas na atmosfera do Sol [vídeo]



Os astrônomos deram uma olhada mais de perto ainda na camada de coroa externa extremamente quente do Sol, revelando estruturas nunca vistas antes escondidas em regiões que antes eram apenas vazias ou escuras.

As novas imagens em alta resolução revelam linhas magnéticas de até 500 quilômetros de largura. A descoberta traz novas idéias sobre a atmosfera intensa de nossa estrela maior.

Os dados originais foram capturados pelo Imageador Coronal de Alta Resolução (Hi-C) em 2018. Como o nome indica, este telescópio foi projetado para tirar imagens de alta resolução da coroa de nosso Sol; O Hi-C pode detectar objetos no Sol com apenas 70 quilômetros de tamanho, ou 0,01% do tamanho total da estrela.

(UCLan)

“Até agora, os astrônomos solares estavam efetivamente vendo nossa estrela mais próxima em ‘definição padrão’, enquanto a qualidade excepcional dos dados fornecidos pelo telescópio Hi-C nos permite pesquisar um trecho do Sol em ‘ultra-alta definição’ pela primeira vez”, diz o físico solar Robert Walsh, da Universidade de Lancashire Central (UCLan), no Reino Unido.

“Se você está assistindo a uma partida de futebol na televisão em definição padrão, o campo de futebol parece verde e uniforme. Assista ao mesmo jogo em ultra-HD e as folhas individuais de grama podem mudar pra você – e é isso que podemos veja com as imagens Hi-C”.

Essa visão em ultra-HD significa que partes do Sol anteriormente invisíveis passaram a ter uma visão clara e que, por sua vez, pode nos dizer mais sobre como exatamente a misteriosa atmosfera magnética do Sol é composta.



O campo magnético e as cordas de plasma (ou laços coronais) que compõem a camada externa do Sol são uma parte importante do mecanismo que produz tempestades solares – atividade que pode nos afetar aqui embaixo na Terra. Depois que soubermos mais sobre como eles são criados, podemos planejar melhor para eles.

Ainda não sabemos muito sobre as estruturas nas camadas externas do Sol, e existem muitos acontecimentos estranhos próximos à estrela, mas os recentes avanços na ciência e na telescopia estão começando a afastar algumas das camadas de mistério.

Serão necessárias mais pesquisas para entender os fios de plasma recém-revelados e suas funções, mas o fato de podermos vê-los é um grande passo à frente.



A próxima missão Hi-C deve nos contar ainda mais sobre como a coroa do Sol funciona, especialmente porque os dados detalhados podem ser combinados com imagens de outros telescópios para criar um retrato cada vez mais claro do Sol.

“Esta é uma descoberta fascinante que poderia informar melhor nossa compreensão do fluxo de energia através das camadas do Sol e, eventualmente, até a própria Terra”, diz o físico solar Tom Williams, da University of Central Lancashire. “Isso é muito importante se quisermos modelar e prever o comportamento de nossa estrela vivificante”. Finaliza.

A pesquisa foi publicada no Astrophysical Journal.

Comentários