Professor Matthew Hill, Dra. Mahdokht Shaibani e Professor Mainak Majumder no projeto da bateria de lítio-enxofre.
A duração das baterias é uma das maiores preocupações na hora de comprar um celular, não é mesmo? Uma forma de diminuir essas preocupações pode ter sido encontrada por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Science Advances.
Embora a bateria de lítio-enxofre já existe, os pesquisadores dizem ter criado uma que é a mais eficiente até o momento, com duração quatro vezes superior as já existentes. Segundo os pesquisadores, uma bateria de tamanho apropriado armazena carga suficiente para manter um smartphone funcionando por cinco dias.
Já uma bateria para carros permitiria que um veículo elétrico percorresse aproximadamente mil quilômetros antes de precisar de nova carga. Além da duração, a nova bateria tem menor impacto ambiental.
A técnica que foi usada pelos pesquisadores consiste em refazer as ligações das partículas nos cátodos de enxofre. Desse modo, eles podem suportar cargas mais elevadas sem diminuir a capacidade, desempenho e até mesmo a estabilidade.
Essa, no entanto, não é a primeira vez em que pesquisadores pensam em inovações para baterias, o problema é produzir a mesma em grande escala. Desse modo, muitas dessas invenções acabam não saindo até mesmo dos laboratórios.
Esse é um desafio também para a nova bateria. Mas os pesquisadores da Universidade Monash podem estar mais próximos do que nunca de um produto viável do que a maioria. O Instituto Fraunhofer da Alemanha já produziu baterias para teste. Além disso, cientistas planejam realizar testes, ainda neste ano, em carros e painéis solares, na Austrália.
A equipe patenteou a invenção. Porém pode demorar para que a tecnologia esteja acessível para os consumidores. Mas se ela se tornar realidade pode estimular a opção por veículos elétricos, ao aumentar a sua autonomia, além de diminuir custos ambientais a longo prazo. A nova bateria também pode ser aplicada a celulares, computadores e painéis solares.
A duração das baterias é uma das maiores preocupações na hora de comprar um celular, não é mesmo? Uma forma de diminuir essas preocupações pode ter sido encontrada por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Science Advances.
Embora a bateria de lítio-enxofre já existe, os pesquisadores dizem ter criado uma que é a mais eficiente até o momento, com duração quatro vezes superior as já existentes. Segundo os pesquisadores, uma bateria de tamanho apropriado armazena carga suficiente para manter um smartphone funcionando por cinco dias.
Já uma bateria para carros permitiria que um veículo elétrico percorresse aproximadamente mil quilômetros antes de precisar de nova carga. Além da duração, a nova bateria tem menor impacto ambiental.
A técnica que foi usada pelos pesquisadores consiste em refazer as ligações das partículas nos cátodos de enxofre. Desse modo, eles podem suportar cargas mais elevadas sem diminuir a capacidade, desempenho e até mesmo a estabilidade.
Essa, no entanto, não é a primeira vez em que pesquisadores pensam em inovações para baterias, o problema é produzir a mesma em grande escala. Desse modo, muitas dessas invenções acabam não saindo até mesmo dos laboratórios.
Esse é um desafio também para a nova bateria. Mas os pesquisadores da Universidade Monash podem estar mais próximos do que nunca de um produto viável do que a maioria. O Instituto Fraunhofer da Alemanha já produziu baterias para teste. Além disso, cientistas planejam realizar testes, ainda neste ano, em carros e painéis solares, na Austrália.
A equipe patenteou a invenção. Porém pode demorar para que a tecnologia esteja acessível para os consumidores. Mas se ela se tornar realidade pode estimular a opção por veículos elétricos, ao aumentar a sua autonomia, além de diminuir custos ambientais a longo prazo. A nova bateria também pode ser aplicada a celulares, computadores e painéis solares.
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