Avanços na fibra óptica podem tornar internet 100 vezes mais rápida



Pesquisadores desenvolveram leitores que detectam informações da luz enviada por cabos de fibra óptica retorcidos que potenciam a velocidade das comunicações.

A pesquisa foi publicada dia 24 de outubro na revista Nature Communications e afirma que os avanços encontrados podem vir a atualizar facilmente as redes atuais e aumentar significativamente a eficiência das conexões.

De acordo com o The Guardian, os cabos de fibra óptica usam pulsos de luz para transmitir informações mas, até ao momento, os cabos de fibra óptica exigem que a luz seja de uma cor específica e organizada de modo a que a luz viaje na horizontal ou na vertical.

Contudo, na pesquisa, ao torcer a luz numa espiral, os engenheiros criaram uma nova maneira para a luz transportar informações aproveitando o momento angular orbital. Com isso é possível transportar mais informação, melhorando a eficiência das comunicações em grande nível.

De acordo com o Daily Mail, atualmente, as comunicações existentes de fibra óptica usam apenas uma fração da capacidade real da luz.

A tecnologia faz uso das oscilações e da forma das ondas de luz, em vez de aumentar a largura de banda, utilizando luz que é invisível para os seres humanos.

Alguns especialistas dos Estados Unidos criaram anteriormente uma fibra que pode mudar a luz, porém, a equipe de Min Gu, do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, foi a primeira a criar um detector de tamanho razoável que consegue ler as informações enviadas através das espirais de luz.

Os detectores anteriores eram “do tamanho de uma mesa de jantar”, mas o novo detector é da largura de um cabelo humano.

“Poderemos produzir o primeiro chip que poderá detectar essa distorção e exibi-lo em aplicativos móveis”, afirmou Gu.

Comentários