Tecnologias da Embraer irão ajudar no combate ao Coronavirus



Equipes da Embraer estão trabalhando em tecnologias que podem auxiliar no combate ao Coronavirus no Brasil. São conhecimentos e atividades que a Embraer já domina e que, em parceria com empresas, fornecedores e centros de pesquisas, poderão aumentar a disponibilidade de equipamentos e soluções imediatas para os hospitais do país.

Para isso, a fabricante nacional desenvolveu algumas medidas:

Fabricação de partes para respiradores: iniciativa de apoio a uma fábrica nacional de respiradores. Em cooperação com alguns fornecedores, já concluíram as análises técnicas e de capacidade produtiva para o atendimento das necessidades identificadas. A previsão é iniciar a fabricação dessas peças a partir da próxima semana, dentro e fora da Embraer.

Transformar leitos regulares em UTIs: Em parceria com o hospital Albert Einstein, a Embraer está propondo o fornecimento de apoio técnico para o desenvolvimento de sistemas de exaustão para controle biológico, que podem converter leitos regulares em áreas de tratamento intensivo. O sistema de ar condicionado das aeronaves conta com uma tecnologia de filtros de alta eficiência de absorção de partículas de ar. A Embraer quer levar esta solução para os hospitais que precisam deste tipo de solução de forma imediata.

Substituição de componentes importados: Está em análise a possibilidade de fabricação de válvulas de controle e sensores de fluxo que permitam ampliar a capacidade de produção de outra indústria nacional de respiradores, sem depender de importação de tais itens. Além do mais, poderá ajudar na conversão de respiradores para uso dedicado ao combate ao COVID-19.

Estudo de respiradores portáteis: time de engenharia está tendo acesso à respiradores convencionais para entendimento das suas funcionalidades e possível fabricação em escala de versões portáteis simples, robusta e de rápida implementação e claro, de disponibilidade.

Em nota, a Embraer diz que espera agregar uma série de soluções inovadoras ao sistema de saúde, utilizando projetos e tecnologias do setor aeroespacial diante da necessidade de resultado que sejam de fato efetivos e de curto prazo da saúde pública, em um cenário sem precedente em todo o mundo.

Comentários