Cientistas dos EUA imprimem um protótipo de olho biônico




Ter um olho biônico como aqueles que aparecem em filmes de ficção científica pode ser realidade em breve. A ciência está chegando mais perto de desenvolver um protótipo viável que praticamente emula o olho humano em forma e função.

Nada a ver com o chamado eyeborg, o primeiro protótipo em que uma pequena câmera foi instalada dentro da órbita ocular. A última pesquisa visa criar diretamente um sistema fotorreceptor que converte luz em impulsos elétricos que são enviados para o cérebro.

Uma equipe científica da Universidade de Minnesota conseguiu imprimir um conjunto de receptores de luz em uma superfície hemisférica pela primeira vez em 3D, uma descoberta que marca um passo gigantesco na corrida para fabricar um “olho biônico” que poderia servir no mundo. futuro para curar a cegueira ou melhorar a visão das pessoas com visão.

A pesquisa, publicada recentemente na revista especializada Advanced Materials, representa um avanço sem precedentes no campo da biônica, pois abre caminho para futuras pesquisas que preparem o caminho para a fabricação de um olho perfeitamente viável. “Até agora este era um campo reservado para a ficção científica, mas hoje estamos mais perto do que nunca graças à impressão 3D”, diz Michael McAlpine, co-autor do estudo e professor associado de Engenharia Mecânica da Universidade de Minnesota, em um comunicado.

A equipe de pesquisadores usou uma cúpula de vidro hemisférica para mostrar como eles poderiam imprimir dispositivos eletrônicos em uma superfície curva. Em seguida, eles usaram a impressora 3D para imprimir uma base de tinta de partículas de prata. Eles descobriram que a tinta secava uniformemente em vez de correr ao longo da superfície curva, que servia de base para a colocação de fotodiodos, um semicondutor que converte luz em eletricidade. Todo o processo foi concluído em uma hora.

McAlpine e sua equipe são conhecidos por integrar dispositivos eletrônicos, elementos biológicos e impressões 3D em uma única plataforma. Em 2013 eles receberam fama internacional pela impressão de um “ouvido biônico”. Desde então, eles têm órgãos impressos para ensaios clínicos e até mesmo um tecido sintético que funciona como “pele biônica”. No entanto, ele diz, este é o seu projeto mais pessoal. “Minha mãe é cega de um olho, e sempre que eu conversava com ela sobre meu trabalho, ela me dizia: quando você vai me fazer um olho biônico?”

O próximo passo, conforme especificado pelos criadores do dispositivo, será criar um protótipo com mais detectores de luz e mais eficiente, além de imprimir um material macio que pode ser implantado em um olho real.

De acordo com McAlpine, o fato mais surpreendente foi verificar a eficiência da conversão de luz de semicondutores impressos em 3D. A possibilidade de fabricar um dispositivo semicondutor instalado em uma superfície curva é, segundo McAlpine, uma conquista notável, já que permitirá emular a operação de um olho humano com muito mais fidelidade.

Fonte: Engenharia É https://engenhariae.com.br/tecnologia/cientistas-dos-eua-imprimem-um-prototipo-de-olho-bionico

Comentários