Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Elizabeth J. Magie



Quase todo mundo já brincou com jogos de tabuleiro do tipo de Monopoly e Banco Imobiliário. Porém, quase ninguém sabe que a inventora de um jogo precursor foi uma mulher. Elizabeth J. Magie foi uma designer de jogos que faz parte da série sobre mulheres que mudaram a engenharia e a 
ciência.

Imagem: pinterest.com

+ Quem foi Elizabeth J. Magie?

Elizabeth J. Magie, ou Lizzie Magie, nasceu nos Estados Unidos em 1866. Seu pai era James Magie, um abolicionista. Foi ele quem lhe apresentou o livro Progress and Poverty, de Henry George.

No início dos anos de 1880, ela trabalhou como estenógrafa, escritora de poesias, comediante, atriz, engenheira e feminista. Em 1906, trabalhou como repórter. Aos 44 anos, Elizabeth J. Magie casou-se com Albert Phillips.
Imagem: en.wikipedia.org

Ela faleceu em 1948. Dentre o seu legado, os jogos de tabuleiro que influenciou, além de promoverem a diversão, auxiliam no pensamento estratégico.

+ Como Elizabeth J. Magie mudou a engenharia e a ciência?

Elizabeth J. Magie é conhecida principalmente por seu jogo The Landlord’s Game, que deu origem ao Monopoly. Porém, ela também criou outros, como Bargain Day e King’s Men.
Imagem: biographuy.com

Ela solicitou a patente do The Landlord’s Game em 1903 e há uma razão forte por trás de sua criação. Lizzie Magie o desenvolveu para mostrar os efeitos econômicos dos monopólios de terra e do uso de imposto. O jogo permitia que mesmo quem não tivesse conhecimentos em economia compreendesse o movimento de Henry George que ela defendia.

Imagem: invention.si.edu

Talvez, você pense que criar um jogo não muda em nada a engenharia ou a ciência. Porém, a essência por trás dos jogos criados por Lizzie Magie falam por si só. São jogos que desenvolvem a estratégia, a capacidade de raciocínio, a competição e outros pontos. E essas também são características e pensamentos necessários em engenheiros ou cientistas. Além disso, Elizabeth J. Magie é uma grande inspiração para as mulheres que trabalham na área de games atualmente, seja de tabuleiro ou de computador.

Referências: Interesting Engineering; HenryGeorge.org; Mental Floss.

Comentários