8 maravilhas da engenharia que por si só valem a viagem

Cansado de viajar para conhecer construções antigas? Então veja esta lista de projetos modernos e ousados que vão deixar qualquer viajante boquiaberto



Todos nós estamos acostumados a viajar para conhecer edifícios históricos e construções antiquíssimas. Coliseu, Torre Eiffel, Empire State Building, Acrópoles, Muralha da China, Golden Gate… A lista de atrações turísticas que não são naturais é enorme.

Mas muitas vezes acabamos dando pouco _ou menos_ valor a obras mais modernas da engenharia.

Sejam pontes, represas, edifícios ou até mesmo ilhas artificiais, algumas delas são tão impressionantes que valem a pena o deslocamento para serem admiradas.


Mesmo quem não é engenheiro ou arquiteto vai ficar de queixo caído ao ver com seus próprios olhos estas 10 maravilhas da engenharia moderna.

Até hoje lembro de como me senti pequena e insignificante ao atravessar o Viaduto de Millau (foto), na França, há alguns anos. O mesmo quando visitei a Hoover Dam, no Arizona. Ambas estão na lista abaixo…


1. Ponte Danyang-Kushan
China



Mais longa ponte do mundo, demorou quatro anos para ser construída e custou cerca de US$ 8,5 bilhões. A ponte é usada para a linha de trem de alta velocidade, ligando as cidades de Xangai e Nanjing _a linha completa possui 1.317 km de extensão.

Inauguração: 30 de junho de 2011

Comprimento: 164.800 m

Altura média: 31 m


2. Palm Islands
Dubai



Para concretizar este ambicioso projeto foram necessários nada menos que 85 milhões de metros cúbicos de areia para que as três ilhas que fazem parte deste arquipélago artificial fossem formadas. Construídas em forma de palmeira, são a Palm Jumeirah, a Palm Jebel Ali e a Palm Deira.

Início da obra: 2001

Tamanho das ilhas: Jumeirah (5 km x 5,5 km), Jebel Ali (7 km x 7,5 km) e Deira (14 km x 8,5 km)


3. Langkawi Sky Bridge
Malásia



Para chegar a esta ponte curva para pedestres suspensa no meio da mata na ilha de Langkawi é preciso primeiro pegar um teleférico. De lá é possível caminhar por ela e apreciar a rica e verde vegetação local e o mar ao fundo. Ela é suspensa por oito cabos e em seu ponto mais alto tem cerca de 605 m de altura. Ao custo de US$ 1,2 milhão, demorou um ano para ser construída.

Comprimento: 125 m

Altura média: 100 m

Site: www.panoramalangkawi.com


4. Hoover Dam
Arizona-Nevada, EUA



Se você assistiu ao filme antigo do Super-Homem (de 1978) certamente vai se lembrar desta represa (já falei dela aqui neste post sobre os erros que você pode evitar quando for a Las Vegas). Dá para ver sua grandiosidade da estrada, que passa entre a água e a parede gigante de concreto de mais de 160 m de altura ou é possível fazer um tour no local.

Inauguração: 1936

Mortos durante a construção: 96

Site: www.usbr.gov


5. Seven Mile Bridge
Flórida, EUA



Construída em quatro anos no belíssimo mar do sul da Flórida, ligando Knight’s Key e Little Duck Key, esta ponte foi uma das maiores do mundo na época de sua conclusão (em 1982). Ela faz parte da Overseas Highway, nas Keys, conjunto de ilhas ao sul de Miami. Na realidade há duas pontes no local: uma para carros e outra para pedestres e ciclistas.

Inauguração: 24 de maio de 1982

Altura do vão livre: 20 m

Comprimento: 10.880 m


6. Burj Khalifa
Dubai



O edifício mais alto já construído no mundo faz parte do complexo comercial chamado de Downtown Burj Dubai e demorou cerca de seis anos para ser erguido ao custo de US$ 1,5 bilhão. O edifício possui nada menos que 49 elevadores e do posto de observação, a 442 metros de altura, é possível ver os vizinhos Irã e Omã.

Altura: 828 m

Andares: 163

Inauguração: 4 de janeiro de 2010

Site: www.burjkhalifa.ae


7. Elevador Bailong
China



Mais alto elevador a céu aberto do mundo e feito de vidro, foi construído num alto penhasco em Wulingyuan. Sua construção demorou cerca de três anos, custou US$ 15,5 milhões, e gerou controvérsia, já que a área em que foi feito foi designada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco em 2002.

Inauguração: 2002

Altura: 326 m

Tempo de viagem: 1 minuto


8. Viaduto de Millau
França



Considerada a ponte mais alta do mundo, com 343 m de altura em seu trecho mais alto, o Viaduto de Millau demorou cerca de três anos para ser construído ao custo de € 394 milhões. Projetada pelo famoso arquiteto Norman Foster em parceria com o engenheiro Michel Virlogeus, tem 270 m de altura entre o piso da ponte e o chão.

Maior pilar: 342 m

Comprimento: 2.460 m

Inauguração: 14 de dezembro de 2004

Comentários