Máquina desenvolvida na Unoesc poderá ser usada por empresas

Professores e um estudante de Engenharia de Produção Mecânica da Unoesc Joaçaba desenvolveram um equipamento que será utilizado no Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos, tanto para atividades acadêmicas quanto por empresas da região. Trata-se de um protótipo de uma máquina de impacto Charpy, que serve para avaliar materiais ao impacto, medindo suas propriedades mecânicas.

Os responsáveis pelo projeto foram o professor Me. Sérgio Luis Marquezi e o bolsista Janriel Barreta, que está na 8ª fase do Curso de Engenharia de Produção Mecânica.  O desenvolvimento ocorreu a partir de maio, com a busca de conhecimentos sobre este tipo de máquina, e foi concluído em outubro.

A iniciativa teve o apoio da coordenação do Curso e da direção da Área das Ciências Exatas e da Terra (ACET) da Unoesc. Também teve a colaboração técnica de professores do Curso de Engenharia de Produção Mecânica e de Engenharia Mecânica – Esp. Guido Valério, Me. João Henrique Baggetti, Dr. João Moraes e Esp. Rogério Pasinato –, como também dos técnicos Ricardo Bilibio e Mateus Sponchiado, que trabalham no Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos.

“Foi um desafio aceito pelos professores e técnicos do Curso em aplicar seus conhecimentos de Engenharia neste projeto”, diz o professor Sérgio.

No dia 1º de novembro, houve a entrega da máquina e lançamento do primeiro ensaio, feito pela diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota.

Parceria

O projeto desenvolvido pelos professores e estudantes da Unoesc teve o apoio da empresa HISA/Weg, que havia solicitado à Unoesc o ensaio com o aço inoxidável martensítico, utilizado na confecção de componentes de turbinas. A participação da empresa se deu no fornecimento de materiais e usinagem para os componentes da máquina, além da troca de conhecimentos técnicos sobre o assunto.

Comentários