Subcomissão das terras-raras aprova relatório final e publica revista sobre o tema

A Subcomissão Temporária das Terras-Raras, do Senado Federal, apresentou, nesta terça-feira (10), em Brasília (DF), o relatório sobre o tema. No total foram ouvidos 24 especialistas ao longo de cinco audiências públicas.
Durante a apresentação também foi lançada a 17ª edição da revista Em Discussão!, de autoria do Senado, que traz reportagens especiais sobre o tema e se baseou nas discussões promovidas nos encontros realizados entre maio e julho deste ano, bem como as propostas incluídas no relatório.
O editor-chefe da revista, João Carlos Teixeira, afirmou que os debates feitos pela subcomissão serviram como fonte de informações para a elaboração da publicação, tendo em vista que os senadores ouviram especialistas nas diversas áreas que envolvem as terras-raras, como economia, direito, mineração, tecnologia e indústria.
O diretor da secretaria de Comunicação Social, Davi Emerich, acrescentou que as informações da revista sobre o assunto são completas e, por isso, servem de consulta por um longo prazo.

Segundo o relator da subcomissão, o senador Luiz Henrique (PMDB/SC), a revista é importante para ampliar o conhecimento da sociedade sobre as terras-raras, que também são chamadas de “ouro do século 21”.

Em Discussão!
A revista traz, em 64 páginas, textos, infografias e imagens que explicam as principais aplicações das terras-raras – nome dado a 17 minerais utilizados em produtos de alta tecnologia, como superímãs, ligas metálicas, catalisadores de combustíveis e telas de computador e celulares.
A publicação também traz a história da exploração das terras-raras no Brasil e no mundo, a situação atual do mercado internacional (hoje dominado pela China), além das perspectivas, tanto no País como no mundo.

A revista impressa tem uma tiragem reduzida, de 2.500 exemplares, distribuída de maneira dirigida, por exemplo, a universidades, bibliotecas e centros de pesquisa.

Comentários