MEC lançará programa de incentivo a carreira em ciências exatas e biologia

O Ministério da Educação prepara um programa para incentivar estudantes do ensino médio de escolas públicas a seguirem carreira na áreas de química, física, matemática e biologia. Com lançamento previsto para este mês, a iniciativa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor vai conceder bolsas de R$ 150 aos alunos para incentivar a dedicação ao estudo das disciplinas.
Inicialmente serão ofertadas 30 mil bolsas que serão ampliadas gradualmente até 100 mil.Os beneficiados terão supervisão de um professor orientador que contará com o apoio de universidades. O professor também receberá bolsa, mas o valor não foi divulgado.
Um dos objetivos é que o incentivo possa reduzir o déficit de professores nas áreas de química, física e matemática e biologia. Estima-se que atualmente chegue a 170 mil o déficit de docentes na rede pública nessas áreas. “Química, física, matemática e biologia são áreas em que a demanda por matrícula no ensino superior é muito baixa. Está em torno de 2,8% a 3% das matrículas e não sai desse patamar. Nós queremos melhorar isso”, explicou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
O ministro acredita que o programa incentivará a formação de profissionais em outras áreas. “A medida que você dá condições, ele [o estudante] vai de alguma forma para a área de exatas. Ou vai ser um professor, ou vai ser matemático, físico, químico, que o Brasil precisa de gente em todas essas áreas", disse.
A portaria que cria o programa deve ser lançada esta semana e os estados deverão aderir à iniciativa. A previsão do MEC  é fazer a seleção dos alunos e iniciar o trabalho ainda este ano.
(Agência Gestão CT&I com informações da Agência Brasil)

Comentários