Alunos da USP criam carro elétrico com baixo consumo de energia

Estudantes de São Carlos conquistaram primeiro lugar em prova nacional.
Em Interlagos, veículo andou 6,5 Km e não gastou nem 50% da bateria.

Alunos da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), venceram um desafio nacional por desenvolverem um carro elétrico com baixo consumo de energia. A maratona universitária reuniu 20 concorrentes de várias faculdades do Brasil e os estudantes de São Carlos conquistaram o primeiro lugar.

O projeto é de um carro movido à bateria, bem parecida com as de celulares e computadores portáteis. “É uma bateria de litium, que tem mais carga com menos peso”, explicou o aluno de engenharia elétrica Lucas Beghini. No volante, o motorista tem o controle das rodas, do acelerador e do freio.

A ideia era desenvolver um veículo eficiente e econômico. “A gente fez um estudo do relevo da pista de Interlagos para saber o motor ideal, em questão de potência, para trabalhar no ponto ideal de eficiência dele”, comentou Beghini.

Na pista, o carro chega até 30 quilômetros por hora e o bom desempenho depende ainda de quem dirige. O ideal é que o piloto tenha em torno de 50 quilos para que o carro tenha potência máxima. Na pista de Interlagos, os alunos comprovaram a eficiência e o carro andou 6,5 quilômetros e não gastou nem 50% da bateria.
Carro elétrico desenvolvido pela USP de São Carlos, SP (Foto: Reprodução/EPTV)Carro elétrico foi desenvolvido pela USP de São
Carlos, SP (Foto: Reprodução/EPTV)
O desempenho foi melhor entre os 20 concorrentes e os criadores de São Carlos ficaram com o título da maratona universitária. “Com as marcas de treino que a gente tinha, esperava um pódio, mas a gente não esperava a vitória, então foi bastante surpreendente e gratificante também”, disse o aluno Guilherme Mendes.

Economia
O objetivo do campeonato não era possuir o carro mais rápido, mas o que cumprisse a prova e com menor consumo de combustível. Se comparada, a energia gasta para andar em tornou de seis quilômetros é a mesma que um chuveiro usa só em dez segundos ligado na posição inverno.

Segundo o professor orientador Luís Carlos Passarini, máquinas como a desenvolvida pelos estudantes da USP têm a missão de ajudar a formar futuros engenheiros. “Não estamos interessados em gerar um produto, mas conhecimento, o que formamos aqui são alunos diferenciados que vão para o mercado de trabalho mais capacitados”, afirmou o docente.

Novos desafios
A vitória nacional, entretanto, ainda não foi suficiente. Professor e alunos planejam criar um novo carro para uma competição maior. “Queremos competir em Houston, nos EUA, em 2014, para enfrentar as equipes americanas e lá a coisa é mais difícil, precisamos de um carro novo”, disse. 

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