2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Inscrições abertas para o 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

O prêmio Todos@Web é uma iniciativa do W3C Escritório Brasil, por determinação do Comitê Gestor da Internet, em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Objetivo do prêmio


Conscientizar os desenvolvedores sobre a importância de criar páginas acessíveis a todos, homenagear e reconhecer publicamente as ações e autores que tornam a experiência de navegar na web mais inclusiva. “Quando falamos em acessibilidade, não nos referimos somente às pessoas com deficiências, mas também a quem tenha uma limitação temporária qualquer. Tente usar o mouse ou o celular para navegar pela Web, simulando a sua mão mais hábil ocupada ou imobilizada, por exemplo. O site que essa pessoa deseja acessar também precisa contemplar estas questões“, avalia Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento Web do W3C Brasil.


A defesa da acessibilidade na Web é uma das premissas básicas do W3C, que visa garantir “uma Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável”.

Inscrições


São gratuitas e podem ser feitas por qualquer pessoa com mais de 18 anos, residente no Brasil, com situação regular e que possua projetos digitais voltados para a acessibilidade na Web. Podem ser efetuadas até o dia 30 de setembro de 2013, através do site premio.w3c.br/inscricoes/.


Regulamento


Para conhecer os critérios de participação, visite a página do Regulamento no site do prêmio.

O W3C desenvolve padrões de acessibilidade há mais de 10 anos, com a missão de conduzir a web ao seu potencial máximo. Essas diretrizes técnicas devem ser aplicadas aos sites para que cada vez mais as barreiras de acesso sejam reduzidas. Desta forma, o W3C defende o uso de padrões internacionais livres e abertos para a Web que facilitam o acesso à informação por pessoas com deficiência.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br


Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em www.w3c.br.


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br/).


Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br


O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (www.cgi.br/principios). Mais informações em www.cgi.br.




Comentários