Projeto de lei cria rotulagem de nanomaterais

Enquanto o governo federal não apresenta uma proposta de regulamentação para pesquisas na área de nanotecnologia, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei n° 5.133/13 para criar um rótulo para produtos resultantes de nanomateriais. A proposta é do deputado Sarney Filho (PV-MA).
Nano é uma unidade de medida que corresponde à divisão de um metro por 1 bilhão. Ao trabalhar nesta escala, os cientistas manipulam os próprios átomos. Ele ressalta pesquisas apontam que, na escala nano, os elementos químicos comportam-se de modo diferente daquele que apresentam em compostos maiores.
De acordo com a proposta, na embalagem deve constar, em destaque, uma das seguintes expressões: (nome do produto) obtido por processo nanotecnológico; contém (nome do ingrediente ou ingredientes) nanotecnológico(s); ou produzido a partir de processo de nanotecnologia. Além disso, os rótulos devem trazer um símbolo que identifica a presença de produto ou processo nanotecnológico.
Se aprovadas, as regras devem valer para rotulagem de cosméticos, alimentos e fármacos, mesmo que os produtos sejam importados ou destinados à exportação. As informações, além de impressas de forma clara e visível, devem ser redigidas em duas línguas, pelo menos, uma delas a língua a do país de origem.
Sarney Filho destaca que, como não há legislação sobre o assunto, não há controle e os produtos são vendidos sem que se conheçam os potenciais riscos que representam para a população. “Estas novas partículas têm comportamento tão original que é praticamente impossível imaginar seus efeitos sobre a saúde humana”, sustenta.
A proposta foi encaminhada para análise conclusiva das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Agência Gestão CT&I com informações da Agência Câmara)

Fonte e demais informações: 
http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4314:projeto-de-lei-cria-rotulagem-de-nanomaterais&catid=1:latest-news

Comentários