Projeto Associa Indústria oferecerá mais de 50 mil vagas para capacitações

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram, nesta terça-feira (27), parceria para reforçar a capacitação de empresários e gestores da indústria em assuntos que afetam a competitividade do setor. Até 2015, o projeto Associa Indústria oferecerá 53.500 vagas para capacitações que mostram como funciona o sistema tributário, a legislação trabalhista, as normas ambientais e as tarifas de energia elétrica, entre outros temas. Além disso, os eventos visam estimular a participação e o associativismo empresarial.
De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o convênio é fundamental para o desenvolvimento do associativismo e fortalecimento dos sindicatos e federações de indústrias, da CNI e do Sebrae. “O objetivo dos sindicatos é prestar serviços às empresas e oferecer mecanismos e apoio para promover discussões sobre questões que afetam a competitividade das empresas”, destaca Andrade.
Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o Associa Indústria complementa outras parcerias já feitas entre as duas entidades para apoio à inovação de desenvolvimento do empreendedorismo. “Agora temos essa nova ação conjunta de apoio ao associativismo, que é fundamental para incentivar a cooperação e melhoria do ambiente de negócios das pequenas empresas”, completa Barretto.
Associa Indústria
O programa triplicará o número de vagas oferecidas pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado em parceria pela CNI, federações e sindicatos industriais, que entre 2012 e 2013 capacitou mais de 17 mil gestores empresariais e sindicais. A quantidade de turmas também aumentará de 331, no biênio 2012-2013, para 1.525 nos próximos dois anos. Serão investidos pela CNI e Sebrae R$ 14,5 milhões no Associa Indústria.
Em setembro, os cursos e outras ações do Associa Indústria serão ofertados nos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Bahia e Paraná. A fase preliminar ocorre até novembro e cada estado deverá desenvolver quatro iniciativas, sendo duas setoriais.
Os empresários e gestores interessados em participar dos cursos do projeto Associa Indústria poderão procurar o sindicato empresarial do seu setor ou a federação das indústrias de seu estado.
(Agência Gestão CT&I com informações da CNI)

Comentários