Programa i-NoPa escolherá projetos nas áreas de energia heliotérmica e biogás

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) selecionará dez projetos de pesquisa nas áreas de energia heliotérmica e tecnologias de biogás. Os trabalhos serão em conjunto com pesquisadores do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito do Programa Novas Parceria Integradas (i-NoPa). O período de inscrições encerra dia 16 de setembro.
A chamada tem como objetivo fomentar o intercâmbio científico entre pesquisadores brasileiros e alemães. A cooperação ainda pretende estimular a formação de recursos humanos e incentivar a inovação tecnológica no setor produtivo público e privado.
Serão dois tipos de benefícios ao total. Uma das formas é a bolsa de doutorado sanduíche no exterior. Para se inscrever nesta categoria é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente de residência no País; estar regularmente matriculado em um programa de doutorado no Brasil; e não ter usufruído anteriormente de outra bolsa de doutorado sanduíche ou doutorado pleno no exterior.
A outra modalidade disponível é a bolsa de estágio pós-doutoral no exterior. Podem participar pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com visto permanente de residência no País, portadores de diploma de doutorado e membros de equipes de projeto conjunto de pesquisa aprovado pela Capes.
Em ambas categorias, os proponentes terão financiadas, por ano, duas viagens de curta duração para a Alemanha. Os projetos terão duração máxima 24 meses sem a possibilidade de prorrogação. Cada proposta aprovada receberá R$ 10 mil anualmente.

Comentários