1 Tratado acerca dos termos técnicos de uma ciência ou arte. 2 Conjunto desses termos; nomenclatura. 3 Emprego de palavras peculiares a um escritor.
Esta é a definição para “terminologia”. Toda área tem a sua, sem exceção. Se você está inserido em um ambiente acadêmico ou profissional, quando menos perceber, já vai ter dominado o vocabulário e termos técnicos importantes para a sua área.
É um dos papéis da universidade ensiná-los em suas graduações. Com a engenharia não é diferente. O mundo léxico é bastante abrangente, incrementado por cada uma das vertentes da engenharia: elétrica, mecânica, civil, de produtos, ambiental, da computação, naval, agrícola, etc. E, é claro, o vocabulário e a terminologia da engenharia têm os seus correspondentes em inglês, idioma que os tornam universais, conhecidos no mundo todo.
O vocabulário e a terminologia da engenharia serão aprendidos de forma mais natural, espontânea, uma vez que durante a sua graduação eles são expostos aos alunos nas disciplinas, aulas, palestras, etc. São estudados no dia-a-dia do curso acadêmico. E a partir do momento em que você adentra o mercado de trabalho como engenheiro, eles passam a fazer parte do seu dia-a-dia profissional, na prática.
Aprender os termos técnicos da engenharia em inglês pode ser um importante diferencial do estudante da área ou ser fundamental para a carreira de um engenheiro. Grandes cargos e oportunidades profissionais cobram o inglês fluente dos candidatos.
Alguns sites podem ajudá-lo com a terminologia específica da engenharia em inglês, como os sites de traduções:
ProZ: neste site especificamente feito e direcionado a tradutores, há um espaço para pesquisa de terminologias de diversas áreas. Neste link, no espaço “campo”, selecione a sua área de engenharia, e os idiomas em “source” e “target”, e então clique em “navegar”. O resultado será uma lista em ordem alfabética de termos técnicos no idioma original (source) para o traduzido (target).
Babylon: um pouquinho mais limitado, o site Babylon traz listas de terminologia específicas de algumas áreas da engenharia, como esta da engenharia civil.
Você também pode achar sites mais específicos como o SOBENA, com a terminologia da engenharia naval, ou oDicionário de Termos Técnicos Caterpillar. Eles podem ser úteis se você tiver uma dúvida ou outra. O ideal, na verdade, seria aprender o inglês geral, para que a terminologia fique mais fácil de aprender.
Algumas universidades e escolas de idiomas internacionais oferecem cursos de inglês com foco no preparo para a carreira do estudante de engenharia, como é o caso da Brisbane North Institute of TAFE, na Austrália, que tem o curso “Overseas Qualified Engineers Work Experience Program” com foco no inglês profissional para engenheiros. Ou então a escola Live Language, Reino Unido, que oferece quatro cursos diferentes de Inglês para Engenheiros.
Pesquise cursos de inglês no exterior com propósitos específicos pelo Hotcourses Brasil.
Ou então você pode optar pelo curso completo de graduação em engenharia no exterior, não só o de inglês. Graduar-se em uma universidade internacional transforma-o automaticamente em um profissional internacional: proporciona um grande networking, torna-o fluente no inglês, ensina a terminologia e vocabulário na língua estrangeira, e equipa-o com a experiência internacional extremamente valiosa em qualquer profissão.
Por Brenda Bella
Comentários
Postar um comentário