Brasil e Mercosul lançam edital para aperfeiçoamento de pós-graduação e formação de RH

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com países do Mercosul lançaram, nesta quinta-feira (1º), chamadas dos programas de Associação para o Fortalecimento da Pós-Graduação (PFPG) e Projetos Conjuntos de Pesquisa (PPCP).
PFPG
O edital pretende estimular o intercâmbio acadêmico binacional, para que uma pós-graduação (promotora) consolide outro curso de pós-graduação nas categorias pós-doutorado, doutorado e mestrado em todas as áreas do conhecimento. Serão escolhidos até dez projetos conjuntos de pesquisa. As propostas devem se concentrar em uma área ou em áreas correlatas e envolver, pelo menos, um curso de pós-graduação de cada país, que atuará como entidade promotora ou receptora. As inscrições podem ser feitas até 25 de setembro
Para atuar como entidade promotora, o programa de pós-graduação brasileiro deverá ter, preferencialmente, nota igual ou superior a cinco na avaliação da Capes. Os cursos de instituições receptoras devem ter notas três ou quatro.
PPCP
A chamada busca incentivar a troca de conhecimento entre docentes e pesquisadores dos países membros do Mercosul ligados a projetos de pós-graduação de universidades. O objetivo é formar profissionais de alto nível nas diversas áreas do conhecimento. Interessados têm até 25 de setembro para enviar propostas.
Entre as condições de elegibilidade está a formação de recursos humanos e  comprometimento na publicação conjunta de trabalhos técnico-científicos. Eles também devem ter vínculo com um programa de pós-graduação avaliado pela Capes com conceito igual ou superior a cinco.

Comentários