SISTEMA DE PENEIRAMENTO INOVADOR DA METSO

A Metso, em parceria com um cliente, divulgou um estudo provando que é possível adotar um processo de peneiramento a umidade natural. O sistema inovador é voltado para a mineração de grande porte e pode significar redução de custos da planta, com a diminuição dos gastos com manutenção, por exemplo, além de dispensar o bombeamento de água no circuito de britagem.

Metso_Peneiramento Eliptico (2) 
Peneiramento elíptico da Metso

Foi executado um estudo detalhado em duas fases. A primeira etapa consistiu em testes realizados no laboratório da empresa, em Sorocaba (SP). A segunda se deu numa planta de peneiramento de larga escala. O protótipo de peneira vibratória foi instalado no circuito de peneiramento do cliente, descobrindo-se que quanto maior a rotação, maior a capacidade de operação do sistema.

Atingiu-se uma taxa máxima de alimentação com uma rotação de 1040 rpm. “Alguns fabricantes indicam uma rotação bem menor para seus sistemas de peneiramento, na ordem de 900 rpm, o que pode inviabilizar a adoção de peneiramento a umidade natural em escala industrial”, conta Ricardo Ogawa, gerente de Aplicação Global da Metso.

18 de julho de 2013

Fonte e demais informações: http://www.inthemine.com.br/mineblog/?p=1308

Comentários