Revista aponta áreas mais promissoras no Brasil

A conceituada revista americana Forbes fez um levantamento e apontou as 15 áreas de conhecimento mais promissoras em termos de salários e oportunidades de emprego. O estudo  realizado pela revista, leva em conta as projeções do mercado de trabalho americano até 2020.

Os cursos que mais se destacaram foram: engenharia biomédica, bioquímica, ciência da computação, engenharia de software, engenharia ambiental, engenharia civil, geologia, sistema de gerenciamento de informação, engenharia de petróleo, matemática aplicada, matemática, gerenciamento de construção, finanças, física, estatística.

O estudo revela ainda que a especialização pode ser o diferencial na hora da contratação. De acordo com a Forbes, o profissional não deve levar em conta somente a demanda do mercado. Deve-se observar o preparo e o conhecimento exigido pelos setores.

Esse levantamento é corroborado por estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que serviu de base para matéria da revista Veja, em parceria com especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde traçaram um panorama das quatro áreas profissionais mais promissoras, que são as seguintes:
...
Educação 

Como ocorre na área de saúde, déficits passados combinados a maior investimento das famílias devem impulsionar o setor. De acordo com a pesquisa do Ipea, a taxa de atendimento escolar à população de 4 a 17 anos aumentou, passando de 83,8%, em 2000, para 92%, em 2011. No entanto, o Brasil ainda possui um contingente de mais de três milhões de crianças e adolescentes fora da escola (dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Panad 2011).

A empresa global de seleção e recrutamento Page Executive apontou que haverá um aumento na busca por profissionais qualificados para ocuparem cargos de professores, de todos os níveis educacionais (educação infantil, fundamental, média e superior), diretores e gestores.
...

Tecnologia da Informação 

A área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é talvez a maior aposta de economistas e consultores para a próxima década. Na avaliação deles, o setor deve crescer com abertura de novas vagas. A justificativa é que todos os setores da economia apresentam uma grande demanda pelos serviços da área e, portanto, por seus profissionais.

Os cargos de especialistas no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, computação em nuvem e qualidade de software, analistas de tecnologia da informação e sistemas, desenvolvedores de software e programadores, serão os cargos mais visados pelas empresas.
...

Engenharia 

Entre as áreas profissionais apontadas por especialistas como as mais promissoras para os próximos anos, a de engenharia é que está mais atrelada ao desempenho econômico do país.

Especialistas acreditam que os futuros investimentos do país na exploração de petróleo e gás irão alavancar a busca por profissionais especializados. Eles acreditam que não vão faltar vagas também aos especialistas em engenharia de energia, principalmente aos que atuarem na busca de fontes renováveis, e engenharia de segurança do trabalho. As áreas de engenharia de operações e engenharia civil também estão na lista das carreiras em expansão.

Entre os cargos em ascensão estão os de engenheiros elétrico, químico, de petróleo e de operações, além de engenheiros especialistas em segurança no trabalho.

Comentários