

A Cartilha
O material é interativo. Existem partes nas quais as crianças podem colorir e desenhar, além de jogos. Uma das preocupações é com a ligação da cartilha com as mais variadas disciplinas. “A disciplinarização tornou-se uma característica”, afirma o professor. “Mas quando se trata de conhecimentos gerais, a transversalidade entre as matérias é essencial”.
Pensando nisso, os autores abriram espaço na cartilha para que os professores façam interferências e discutam outras questões com os alunos. Um exemplo dado por Camapum é a questão das normas, direitos e deveres constitucionais em relação ao meio ambiente, que são citados na cartilha. “A partir daí, o professor pode discutir as leis brasileiras”. A parte que trata da água remete a uma equação, que pode levar o professor a abordar a aritmética com as crianças.

Os autores abordam ainda assuntos que preocupam, como o lixo. “Um papel que é jogado na rua, por exemplo, pode causar alagamentos, uma vez que o lixo vai para o sistema de drenagem, atrapalhando seu funcionamento”, explica o professor. “E esses alagamentos podem gerar danos muitas vezes irreversíveis para a sociedade”.

A cartilha é parte do projeto de pesquisa Estruturas de Infiltração da Água da Chuva como Meio de Prevenção de Inundações e Erosões. O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A execução ficou por conta do Programa de Pós Graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília. A Universidade Federal de Goiás também participou diretamente das pesquisas. E o apoio foi do REAGEO, Instituto Geotécnico de Reabilitação do Sistema Encosta-Planície.
Fonte e demais informações: https://www.abms.com.br/home/temas/geoambiental/indice/621-infiltracao-e-tema-de-cartilha-para-estudantes
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