Governo criará ferramenta para facilitar transferência de conhecimento

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vão identificar a infraestrutura das pesquisas das instituições científicas e tecnológicas (ICTs) para acompanhar e administrar dados.
Denominado de Sistema Nacional de Inovação e Infraestrutura de pesquisa, a ferramenta  pretende entender a estruturação do sistema de inovação brasileiro para fornecer informações sobre essas pesquisas, via internet, para empresas e para comunidade científica. A iniciativa priorizará áreas como saúde, petróleo e gás, energia, entre outras.
De acordo com o secretário-executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, o conjunto de informações que serão disponibilizados ajudará na transferência de conhecimento das ICTs para as empresas. “O conhecimento é um aditivo que, quando se transforma em mercadoria, vira propriedade industrial. Se não tivermos capacidade de, por exemplo, gerar estruturação e patentes, certamente chegaremos ao resultado esperado”.
A iniciativa, que ainda está na fase piloto, passará por testes e deverá estar acessível a partir do ano que vem.
(Agência Gestão CT&I com informações do MCTI)

Comentários