Físicos conseguem pela primeira vez teletransportar um objecto macroscópico

O teletransporte é um processo que lentamente vai evoluindo, com a esperança de que um dia se torne uma realidade cotidiana do mundo físico.
Pesquisadores chineses da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Hefei, foram capazes de realizar um teletransporte quântico entre dois grupos de átomos (objetos macroscópicos) pela primeira vez.
Usando o princípio de enlace quântico, no qual duas partículas compartilham a mesma existência, ou seja, uma mesma informação,  eles conseguiram um teletransporte a uma distância de 150 metros.
Apesar do teletransporte quântico já ter sido realizado anteriormente, ele tinha sido feito entre dois objetos menores, como fótons e íons. Como envolve objetos maiores, que simulariam roteadores, é a prova definitiva que a internet quântica pode existir fora do laboratório.
0,,69798182,00
Em Londres, especialistas da Universidade de Cambridge conseguiram desenvolver um modelo matemático que explica como aumentar a resistência da união quântica, ao abrir as portas para computação quântica, essencial para uma teletransportação complexa.
Segundo os cientistas, este foi um avanço fundamental, embora o mais importante ainda esteja por vir.
Fonte: Popsci
 Colaborador
Mauro Sérgio Ribeiro de Souza  -  Facebook  –  Twitter
Estudante de Engenharia de Telecomunicações

Comentários