Brasil e China lançam projeto piloto de computação

Os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) investem, pela primeira vez, em um serviço de computação em nuvem para a comunidade de ensino e pesquisa no país. O projeto piloto Centro de Dados Compartilhados (CDC) foi lançado nesta segunda-feira (8), no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em conjunto com a empresa chinesa Huawei International.
Segundo o diretor de avaliação e desenvolvimento de tecnologias do IFPE, Igor Negromonte, este projeto será o maior do Brasil e o quinto maior da América Latina voltado, exclusivamente, para ensino e pesquisa.
Nesse primeiro momento, o objetivo do Centro é prover infraestrutura como serviço, porém, por se tratar de um piloto, a capacidade dele será limitada no início para possibilitar a experimentação da plataforma. Para implementá-lo, a RNP contará com a solução Conteiner Data Center IDS1000 doada pela Huawei International, sendo responsável pela importação e entrega dos contêineres e equipamentos nas localidades indicadas pelo MCTI.
Além da implantação do CDC no IFPE, o projeto também prevê a implantação de outro CDC no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM).
(Agência Gestão CT&I com informações do MCTI)

Comentários