Jovem de 18 anos constrói poços em locais onde falta água

Mariah Smiley, tem 18 anos e mora em San Antonio, no Texas, Estados Unidos. Apesar da sua juventude, Mariah tem um grande sonho: acabar com a falta de água no mundo.
Para isso, ela criou o projeto Drops of Water, através do qual leva água potável aos países subdesenvolvidos, através de parcerias com outras organizações. Na verdade, a Drops of Water constrói poços e bombas de água em locais onde não existe água potável, como El Salvador, onde acabou de instalar três infra-estruturas destas.
O interesse da jovem norte-americana pelo assunto deu-se há quatro anos, quando, numa aula, descobriu que uma criança morre a cada 15 minutos por falta de água potável. “Depois da aula fui aprofundar a pesquisa. Vi imagens de seca e fiquei preocupada, não fazia ideia que esta crise existia”, explicou.
Foi assim que nasceu a Drops of Water. Pelo caminho, Mariah conseguiu ajuda do comércio local e fez leilões com objetos doados. O projeto ficou tão conhecido que, em 2012, se tornou numa ONG com um orçamento de R$42,5 mil.
Depois de ter arrecadado o dinheiro, construído os poços e bombas, a jovem texana ensinou a população local a utilizar o sistema. “Vi criança felizes, bebendo água limpa e molhando a cabeça”, explicou.
A Drops of Water tem um site, onde qualquer cidadão do mundo pode fazer a sua doação e comprar, inclusive,artesanato de El Salvador. Agora, Mariah só pensa em terminar o quarto poço em El Salvador, lançar um livro, tirar o seu curso na Universidade do Texas e continuar na organização. Tudo pelo direito a todos terem água potável.

Comentários