Crise europeia faz Siemens desistir de instalação de empresa em Itajubá


Multinacional alemã iria gerar cerca de 700 vagas de emprego na cidade.
Investimento seria de cerca de R$ 300 milhões.


A Siemens, multinacional alemã do setor eletroeletrônico, comunicou a Prefeitura deItajubá (MG) que não vai mais se instalar no município. De acordo com o documento enviado pela empresa, o cancelamento dos investimentos é por causa da crise europeia. A Siemens iria gerar cerca de 700 vagas de emprego na cidade.
De acordo com o prefeito Rodrigo Riera, a direção da empresa confirmou que não viria mais para a cidade através de um ofício. “No documento eles falam que foi por causa da crise mundial. Por conta disso eles fecharam fábricas na Alemanha e na Índia e reduziram o expediente em 50% em Manaus”, informou.
No documento, a direção da empresa alemã lamenta não poder montar a fábrica no Sul de Minas e diz que a decisão veio após revisar os investimentos para os próximos anos. Em julho de 2011, quando a Siemens oficializou a vinda de uma unidade para Itajubá, o secretário municipal de Coordenação Geral e Gestão, Adílson Primo, era o presidente da empresa no Brasil. Segundo ele, na época a situação da empresa era outra.
“Essa foi uma decisão estratégica e no momento a empresa achou melhor não investir em nenhum local, mas com certeza Itajubá sempre estará nos planos”, disse.
Duas fábricas seriam construídas em um terreno doado pela prefeitura às margens da BR-459: uma de motores elétricos e outra de redutores mecânicos. A previsão inicial era que a empresa iria investir cerca de R$ 300 milhões.
De acordo com o prefeito de Itajubá, com a vinda das três novas fábricas que irão ocupar o terreno que seria da Siemens, cerca de mil vagas de emprego devem ser criadas na cidade.

Crise europeia faz Siemens desistir de instalação de empresa em Itajubá (Foto: Reprodução EPTV)

Crise europeia faz Siemens desistir de instalação de empresa em Itajubá (Foto: Reprodução EPTV)



Fonte e demais informações: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/04/crise-europeia-faz-siemens-desistir-de-instalacao-de-empresa-em-itajuba.html

Comentários