Universidade holandesa quer ampliar cooperação científica com o Brasil


O reitor da Eindhoven University of Technology (TU/e), Arno Peels, esteve em São Paulo (SP), na semana passada, para discutir com a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp) um acordo para o lançamento de chamadas de apoio a pesquisas. A ideia é que haja a interação entre os pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A TU/e é uma instituição de ensino superior da Holanda. Ela já tem acordos de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Vimos que há grandes oportunidades de colaboração científica com pesquisadores do Estado de São Paulo nesta nossa terceira visita ao Brasil”, disse Peels.
De acordo com o reitor, algumas das áreas de interesse da universidade são física, química e engenharias química, elétrica e de computação. Os representantes da universidade holandesa foram recebidos pelo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, José Arana Varela.

“A TU/e é uma universidade tecnológica que faz pesquisas de alta qualidade e desenvolve produtos e processos em parceria com grandes empresas da Holanda.Temos muito interesse nessa parceria”, afirmou Varela. A universidade está instalada na região de Eindhoven. No local, há mais de 350 empresas internacionais.
(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Fapesp)

Comentários