Unifei desenvolve a primeira torre anemométrica basculante do Brasil


O Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) testou com sucesso a primeira torre anemométrica basculante do Brasil. O projeto “Aproveitamento Eólico em Sistemas Aquáticos”, coordenado pelo professor Arcilan Assireu é financiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais).

As torres anemométricas, que medem a intensidade e a velocidade dos ventos, são muito usadas na meteorologia e na geração de energia elétrica. A torre desenvolvida na Unifei foi inspirada em uma outra produzida na Universidade de Daleware, nos Estados Unidos, cujas descrições foram trazidas ao Brasil pelo professor Felipe Pimenta, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O projeto brasileiro apresenta inúmeras vantagens com relação às torres convencionais, como menor custo e facilidade de logística, pois são modulares, mais leves e totalmente montadas no local. Outro benefício do protótipo é que, durante a manutenção dos sensores e equipamentos inseridos no topo, o operador não precisa subir na estrutura, esta é trazida ao solo por meio de um redutor portátil.

A torre desenvolvida na Unifei está em processo de galvanização e posteriormente receberá o sistema de aterramento contra raios. O equipamento receberá ainda, medidores de vento sônicos em 2D e 3D, permitindo que os dados sejam transmitidos quase em tempo real.

Ascom Unifei

Fonte e demais informações: http://www.andifes.org.br/?p=19353



Comentários