Menina do Vale dará cursos de empreendedorismo em São Paulo


São Paulo - A ex-aluna do MIT (Massachusetts Institute of Technology),  fundadora da startup Lemon e autora do livro ´Menina do Vale´, em que narra as experiências de empreendedorismo no Vale do Silício, inicia segunda-feira, dia 1 de abril, sua primeira iniciativa no Brasil, a escola FazINOVA.
“Estruturei a FazINOVA como uma forma de compartilhar um pouco do que pude aprender nos sete anos em que vivi nos Estados Unidos, entre o MIT e as cidades do Vale do Silício. Encontro no Brasil muitas pessoas talentosas e acredito, genuinamente, que a educação pode transformar esse potencial em iniciativas empreendedoras e inovadoras”, diz Bel.

A jovem empreendedora de 25 anos conta que desenhou a grade dos cursos, cuidou de sua divulgação e até de aspectos burocráticos, como emitir as notas-fiscais para os primeiros alunos pessoalmente. “Fiz tudo sozinha porque acho importante cuidar de todos os detalhes de uma empresa iniciante”, afirma, ao mesmo tempo em que admite ter “alguma dificuldade” em delegar.
As primeiras aulas dos cursos de técnicas de inovação, negociação, marketing e design começam na segunda-feira. "Os três primeiros cursos serão presenciais e focados em empreendedorismo, inovação e habilidades de relacionamento com pessoas. O plano é, em um futuro próximo, disponibilizar esses cursos online", conta Bel.
Para organizar a FazINOVa, Bel, que dará todas as aulas pessoalmente, conta que procurou o colégio Etapa, onde estudou antes de ir para os Estados Unidos para negociar a cessão de espaço físico. “Eu precisava de um lugar para receber os alunos e eles me ajudaram não só com isso, mas com a impressão de folders e divulgação dos cursos”, conta Bel.
A rede de contatos de Bel ajudou a alavancar as matrículas, já que grandes empresários como Jorge Paulo Lemann e empresas como o Bradesco compraram pacotes “pacotes” de cursos para matricular funcionários. “Vamos discutir cases reais de empresas, se alguém encontrar uma solução pertinente para um problema de logística da Votorantim, por exemplo, isto poderá ser implementado”, conta.
Há apenas seis semanas em São Paulo, a paulistana que passou os últimos seis anos nos Estados Unidos diz que ainda tenta se adaptar à realidade local. “Eu fiquei muito impressionada com as chuvas em São Paulo e o fato de tudo parar de funcionar. Lá em casa, ficamos sem energia por horas, umas três vezes. Após um temporal, cai a banda larga, cai o 3G, o trânsito para. Eu me pergunto como as pessoas produzem num contexto assim”, diz Bel, que diz achar o trânsito na cidade muito difícil e admite ter preocupação com a violência. “Aqui, é preciso tomar cuidado com sua segurança, uma preocupação que eu não tinha nos Estados Unidos” diz.
As inscrições nos cursos do FazINOVA podem ser feitas online.

Comentários