O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o governo federal elabora um programa para incentivar a formação de professores nos cursos de física, química, matemática e biologia. A ideia é atrair jovens que querem ser professores para essas áreas do conhecimento.
A afirmação foi feita em audiência pública na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (10). “É preciso estimular a vocação de professor. Temos o problema salarial, de carreira, mas há também o problema de despertar o interesse pela educação desde cedo e valorizar quem tem esse interesse. A demanda por ensino superior nessas áreas é muito baixa”, disse o ministro, ao participar de audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
De acordo com Mercadante, a ação vai começar com os jovens ainda no ensino médio, com bolsa, em parceria com as universidades, com laboratório e com cientistas. Dados do relatório Escassez de Professores no Ensino Médio: Soluções Estruturais e Emergenciais, do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2007, apontam que as áreas mais carentes de professores eram as de física e química, seguidas das de matemática e biologia.
O Ministério da Educação (MEC) lançará ainda um grande edital de cultura nas escolas públicas e também a criação de uma universidade das artes para aulas de música, cinema, teatro, dança e poesia.
(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Agência Brasil)
Fonte e demais informações: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3702:governo-federal-vai-incentivar-formacao-de-professores-na-area-de-exatas&catid=108:br&Itemid=189
Comentários
Postar um comentário