CCJ do Senado aprova criação de cargos para área de CT&I


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou a criação de cerca de 7 mil cargos públicos federais a serem preenchidos por meio de concurso público. A iniciativa consta no Projeto de Lei n° 126/12. Segundo o relator da matéria, o senador Gim Argello (PTB-DF), a maioria dos cargos se destinam às áreas de ciência e tecnologia, infraestrutura e regulação.
Relator da proposta, senador Gim Argelo, se defendeu de críticas de que a máquina pública está sobrecarregada. Foto: Antonio Cruz/ABrRelator da proposta, senador Gim Argelo, se defendeu de críticas de que a máquina pública está sobrecarregada. Foto: Antonio Cruz/ABr
"São áreas carentes e estratégicas, que indicam as prioridades do estado com vistas ao incremento do conhecimento, da inovação e do desenvolvimento econômico", avaliou Gim. O relator rebateu as críticas que apontaram um inchaço na máquina administrativa. Ele as classificou como infundadas e comparou a situação brasileira com a de outros países. “A relação servidor público/população no Brasil é uma das menores se comparada a de países com o mesmo ou superior grau de desenvolvimento".

O projeto seguirá para o Plenário com requerimento solicitando votação em regime de urgência. Se aprovado, o texto será encaminhado para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.
(Agência Gestão CT&i de Notícias com informações da Agência Senado e do Jornal da Ciência)

Comentários