Workshop pretende disseminar a cultura da inovação


A Secretaria de Estado de Ciência e Ensino Superior (Sectes – MG), em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Sistema Mineiro de Inovação, da Eisenhower Fellowships e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove, até 21 de março, em Belo Horizonte (MG), o primeiro workshop internacional para tratar de inovação e clusters.
Denominado de I International Workshop on Innovation and Clusters, o evento internacional é o primeiro de uma série e foi criado para difundir novas ideias e compartilhar experiências sobre inovação.
De acordo com o professor da UFMG e idealizador do workshop, Marcos Pinotti, a iniciativa é a melhor alternativa para conseguir inserir, de forma mais rápida, o conceito de inovação dentro do segmento empresarial.
“Identificamos que uma maneira de disseminar a ideia de inovação é fazer com que ela gere resultados rápidos e trabalhando junto aos clusters ou Arranjos Produtivos Locais (APLs)”, explica Pinotti. Ele também ressaltou que o Estado foi escolhido para receber o evento por ter uma das taxas de crescimento econômico mais altas do país e também possuir instituições de ensino superior de referência.
O evento tem como público-alvo pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, agentes de governo e de institutos de pesquisa. Nele serão discutidos temas como iniciativas para estimular a inovação em empresas e nos APLs, como agregar valor às principais atividades industriais e como desenvolver novas modalidades de negócios.
Para compor o grupo de palestrantes foram convidados profissionais estrangeiros como é o caso da russa Evgeniya Shamis, especialista na formação de clusters de caráter global e sustentável. Autora da publicação “Sobre clusters em simples palavras”, Shamis abordará na palestra as experiências da Rússia, Inglaterra e dos Estados Unidos na formação de arranjos produtivos.
Para mais informações sobre o evento acesse este link.
(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Sectes)

Comentários