Minas Gerais ganha concessão para sediar aceleradoras de empresas de TI


O Estado de Minas Gerais garantiu a oportunidade de sediar uma das aceleradoras de empresas de tecnologia da informação (TI) no país. O anúncio foi feito na quinta-feira (28), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Uma das missões é ampliar o número de empresas de excelência no Estado. Atualmente, Minas Gerais tem 5 mil empresas de TI, o que representa 7,6% do total de empresas no país que respondem por um faturamento anual conjunto da ordem de R$ 2,3 bilhões. Outra meta é gerar cerca de 72 mil novas vagas de emprego.

Os vencedores do edital escolheram as aceleradoras qualificadas para integrar o comitê, responsável por selecionar 100 startups. Cada uma receberá R$ 200 mil, durante 12 meses, para desenvolver negócios e auxiliar Minas Gerais a conquistar a colocação de líder no setor de TI no país.

O projeto da Sociedade Mineira de Software (Fumsoft) disputou a seleção com outros 23, sendo nove escolhidas. Também foram selecionadas propostas da  Aceleratech, 21212,  Microsoft (por meio das aceleradoras que está construindo), Papaya, Pipa, Wayra (da Telefonica), Outsource e StarYouUp.

O processo foi comandado pelo governo mineiro, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Sociedade Mineira de Software (Fumsoft) e outras entidades representativas do setor de TI. 

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do Sectes/MG)

Comentários