Intel anuncia investimento em P&D no Brasil

Nos próximos cinco anos, o Brasil contará com um aporte financeiro de R$ 300 milhões, cedidos pela Intel, para as áreas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação (TICs). O plano de colaboração entre a Intel Brasil, o MCTI e o Ministério da Educação foi anunciado, nesta quarta-feira (27), na sede da pasta da CT&I, em Brasília (DF).


A iniciativa pretende focar no desenvolvimento de soluções de software e terá energia, educação e transporte, como áreas prioritárias. A ação faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), do governo federal, voltado para estimular esse segmento no país.

O plano prevê que a Intel seja responsável pelo financiamento e, em contrapartida, o MCTI lançará edital para conceder bolsas a estudantes, pesquisadores e professores de centros de pesquisa.

De acordo com o ministro da CT&I, Marco Antonio Raupp, a aliança com empresas internacionais e privadas serve para fortalecer o cenário brasileiro de colaboração em P&D. “Essa política de atração vai estimular a integração com os grupos brasileiros. Dessa forma, vamos difundir as práticas de trabalho dessas empresas e acelerar o processo de inovação no país”, afirmou. 

Raupp explicou que o apoio à concepção de produtos e soluções a empresas internacionais no país também está associado à geração de empregos. “Vamos criar condições para que os professores das universidades brasileiras participem de estágios de pesquisa em laboratórios da Intel”, disse. No total, serão contratados 300 pesquisadores.

O presidente da Intel no Brasil, Fernando Martins, considera o investimento inédito pelo montante e pelo novo modelo de pesquisa. “Nesse projeto vamos trabalhar com células de inovação, em que serão escolhidas instituições com excelência no domínio de conhecimento para colocar pesquisadores da Intel nessa instituição. Por isso, essa colaboração será diferente”.

As atividades relacionadas no acordo incluem ferramentas de visualização e simulação para a extração de petróleo na camada do pré-sal, softwares educacionais, computação de alto desempenho, tecnologias para emplacamento eletrônico de carros e soluções baseadas em tecnologias de ponta e soluções de segurança.

Comentários