CPqD inaugura laboratório que testará dispositivos móveis para rede 4G


O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), instituição associada à ABIPTI, inaugurou, no dia 19, em Campinas (SP), a primeira fase de um novo laboratório que servirá para testes e a medição de dispositivos móveis de quarta geração (4G) padrões Long Term Evolution (LTE) e LTE-Advanced.
A nova estrutura possibilitará a simulação de todas as condições de operação em campo dos equipamentos destinados a redes 4G. O objetivo do projeto é pesquisar e desenvolver métodos e testes no padrão 4G, de modo a atender às necessidades da indústria brasileira de equipamentos, que poderá obter no Brasil o selo de conformidade com padrões internacionais, da Anatel e ainda das operadoras de telecomunicações.
De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o bom funcionamento da tecnologia 4G é imprescindível para o Plano Nacional de Banda Larga. “Precisamos de laboratórios como esse para o atendimento de políticas públicas no setor de telecomunicações, seja voltada para a área rural ou expansão da velocidade da banda larga no Brasil”, afirmou o ministro, que ainda teceu elogios ao CPqD classificando a instituição como uma "joia da coroa" para o desenvolvimento de tecnologias nacionais.
O novo laboratório, único do tipo na América Latina, foi montado por meio de um convênio entre o CPqD e a Finep, com recursos  do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funtel). Pelo acordo, firmado em dezembro de 2012,  serão investidos R$ 16 milhões, a serem liberados durante os 36 meses de duração.
(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do CPqD )

Comentários