O novo metal


metal_moldavel
O metal que é mais forte que o aço, que é mais fácil de trabalhar do que o plástico.  Imagine como seria o trabalho dos engenheiros mecânicos se tivesse a possibilidade de trabalhar com um material que é mais forte do que o aço, e que fosse tão versátil quanto o plástico. Foi com essa ideia que durante décadas cientistas de materiais vêm tentando chegar apenas a um material que possa ser facilmente moldado em todos os tipos de formas complexas e básicas como o plástico, mas sem perder a principal característica do metal a resistência e a durabilidade.
O cientista Jan Schroers um cientista da universidade de Yale, junto com outros pesquisadores conquistaram esse material quando estavam analisando as propriedades de alguns vidros metálicos recentemente desenvolvidos cujos átomos estão dispostos de forma aleatoriamente em estruturas cristalinas altamente ordenadas e descobriram que elas podem ser moldadas sem perder resistência e a durabilidade. 
metal_moldavel_021
O Bulk metallic glasses* (BMGs) como é conhecido o material pode ser moldado com fogo e pressão baixa, esse material é composto de liga metálica de metais comum como o cobre, níquel, titânio e zircônio, que podem ser moldados em baixa pressão e baixa temperatura, o custo dessas matérias não encarece o produto final, o processo de moldagem é o mesmo utilizado pra moldar plásticos, ou seja, esse processo não é mais caro do que hoje utilizado para o plástico.
Esse material tem a possibilidade de ser fabricado em varias escalas como, por exemplo, pequenos recipientes, garrafas até implantes médicos.
Segundo os cientistas o BMGs pode permitir um novo paradigma na modelagem de metais. As características superiores da liga em comparação ao plástico e ao metais típicos, combinada com a economia e a precisão da modelagem por sobro, tem o potencial de causar grandes impactos á sociedade .
Fonte: Yale
Colaborador: Vinicius De Marchi

Comentários