Grupo Lafarge investirá em centro de pesquisa no país


O aquecimento da construção civil no Brasil foi o ponto chave para investimentos ordem de R$ 1 bilhão anunciados pelo grupo francês Lafarge, na última sexta-feira (11), após reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff. Como parte desta aplicação, a empresa confirmou que trará todo o seu know-how do setor, sob forma de um centro de pesquisa, a ser instalado ainda em 2013.


Segundo o diretor de marketing da Lafarge Brasil, José Sabino, o país tem um potencial de crescimento enorme, comprovado pelos investimentos em infraestrutura e no setor habitacional. 

“O Brasil tem uma boa margem de crescimento. A expectativa continua sendo bastante positiva de aumento da demanda por materiais de construção, especialmente para atender as obras do Programa Minha Casa Minha Vida e de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.  A estratégia do grupo é investir em mercados com essa perspectiva”.

A instalação de um centro de pesquisa ratifica o interesse da empresa pelo país. De acordo com o dirigente, ele terá os moldes dos demais já laboratórios voltados para a construção já estabelecidos. Sua missão será pesquisar e desenvolver produtos inovadores, que atendam à demanda do mercado local, e também ser referência para o meio acadêmico e científico. 

Atualmente o grupo possui laboratórios dedicados ao desenvolvimento de produtos, em Lion (França), Chongqing (China) e Mumbai (India), que permitem estudar inovações em materiais de construção com uma abordagem mais local. Estes centros foram responsáveis mais de mil patentes inovadoras, nos últimos cinco anos.

“A Lafarge possui o maior centro de pesquisa sobre materiais de construção do mundo, que é composto por 200 pesquisadores, oficinas-piloto e edifícios para testes em larga escala. Uma rede descentralizada de centros técnicos, trabalhando com as unidades de produção, equipes alocadas nos países e principais unidades de negócio, permite à Lafarge desenvolver produtos adaptados às necessidades locais, mais sustentáveis, otimizando a performance industrial.”, explica Sabino.

O trabalho de pesquisa e inovação na empresa é organizado para otimizar os estudos científicos ao mesmo tempo em que responde às necessidades dos mercados locais por meio do lançamento de produtos. Para liderar a instalação, desenvolvimento e formação de mão de obra da unidade no Brasil, será trazido um especialista de um dos centros da Lafarge. Ele será responsável por estudos sobre as particularidades do mercado nacional com o objetivo de adequar o projeto às demandas do grupo. 

O local que abrigará o novo empreendimento ainda não foi decidido por questões de infraestrutura e logística, mas o diretor explica que o laboratório deverá ser erguido em um dos Estados em que a empresa atua. “A proximidade com polos universitários será considerada, pois favorece parcerias para intercâmbio de conhecimento e de profissionais”, ressalta.

Fonte e demais informações:   http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3282:de-olho-em-crescimento-da-construcao-civil-grupo-lafarge-investira-em-um-centro-de-pesquisa-no-pais-&catid=3:newsflash                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Comentários