Fapemig divulga oito editais e apresenta novo sistema eletrônico para envio e análise de propostas


Como de costume, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou no primeiro dia útil do ano uma série de editais de apoio à pesquisa no Estado. A fundação abriu processo de seleção para oito editais.


Juntos, eles irão aplicar cerca de R$44,7 milhões em projetos de pesquisa científica relacionados a todas as áreas do conhecimento. O resumos dos editais estão disponíveis neste link.

Uma das novidades é que todas as etapas do processo de escolha dos beneficiários serão feitas por um sistema eletrônico de gestão, o Everest. Desenvolvido pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Fapemig, o sistema dará mais agilidade e acabará com a burocracia enfrentada por pesquisadores.

“Até 2006, todos os projetos eram enviados para a fundação impressos. Além do grande espaço que ocupavam, a quantidade de papel gasta era enorme. Em 2007 passamos a utilizar o sistema AgilFAP, que serviu de modelo para o nosso Everest”. 

A vantagem do Everest, segundo o presidente, é que se trata de um sistema desenvolvido pela Fapemig atendendo a todas as demandas específicas da instituição.

O novo sistema vai atender modalidades de apoio específicas da agência de fomento mineira. Um exemplo são os editais da área de inovação, que trazem características diferentes tanto na submissão dos projetos pelos pesquisadores como no julgamento pelas Câmaras de Assessoramento da FAPEMIG.  O novo sistema pode ser acessado em http://everest.fapemig.br.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Fapemig)

Comentários