Brasil e Japão discutem cooperação na área de desastres naturais


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o presidente da Agência de Cooperação Internacional (Jica), Akihiko Tanaka, se reuniram na última segunda-feira (7), para discutir formas de aprimorar a capacidade brasileira de avaliar e reduzir riscos, aperfeiçoar o monitoramento e conduzir pesquisa e desenvolvimento (P&D) sobre desastres naturais.

Durante o encontro estiveram em pauta assuntos como a viabilidade de desenvolvimento de um sistema de observação da Terra focado em desastres naturais. Outros tópicos também discutidos foram o intercâmbio de alunos e cientistas por meio do programa Ciências sem Fronteiras (CsF),  e a possibilidade de estágio em empresas japonesas para bolsistas que fizeram parte das discussões.

“Esse programa vai até 2015 e é um instrumento que podemos utilizar na nossa cooperação tanto para enviar esses estudantes como para realizar intercâmbio entre especialistas de alto nível”, frisou o ministro Raupp.

De acordo com Tanaka, a área de desastres naturais e a cooperação com o Brasil são consideradas prioritárias para o governo japonês e o dirigente enfatizou a vontade de expandir às relações entre os países. 

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MCTI)

Comentários