Programa pretende dar nova mentalidade para estudantes sobre a importância da ciência


Integrantes do programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (Biota-Fapesp) definiram como prioridade para 2013 a ampliação da comunicação com professores e estudantes do ensino médio e fundamental.

Entre as iniciativas, destaca-se um ciclo de conferências gratuitas voltadas a professores e estudantes do ensino médio que será realizado ao longo de todo o ano com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de ciência.

A programação prevê nove conferências que, além de apresentar conceitos e valores relativos à área de biodiversidade, abordarão de forma aprofundada cada um dos biomas brasileiros.

As palestras serão gravadas e o conteúdo ficará disponível no portal do Biota e no portal da Fapesp, assim como outros textos e recursos didáticos que possam ser usados em aulas, pesquisas e trabalhos de grupo.

Ainda com o intuito de transferir conhecimento a um público cada vez mais amplo, a coordenação do programa planeja organizar exposições e ampliar a participação em redes sociais como Twitter e Facebook.

De acordo com a integrante da coordenação do programa, Vanderlan da Silva Bolzani, a iniciativa contribuirá para despertar a importância da ciência para os jovens. “Como cientistas, temos também a missão de motivar crianças e adolescentes a ver o conhecimento científico não como uma obrigação curricular, mas como instrumento fascinante de descoberta do mundo em que vivem”, afirmou. 

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Fapesp)

Comentários