Itaipu quebra recorde de geração de energia


A Itaipu Binacional superou nesta terça-feira (18), às 15h10, os 94.684.781 MWh que produziu em 2008, até então recorde mundial de geração anual de energia elétrica. Com a meta, a geradora traça para 2013 o desafio de fechar o ano com mais de 100 milhões de MWh, que considera possível, já que em 2012 a produção deve ficar perto de 98 milhões de MWh.
A quebra do recorde foi acompanhada pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; o diretor-geral paraguaio, Franklin Boccia; autoridades do setor elétrico, e demais diretores e empregados da usina. O ex-presidente da Eletrobras José Antonio Muniz Lopes, que é conselheiro de Itaipu, representou o ministro brasileiro de Minas e Energia, Edison Lobão.
O presidente do Paraguai, Federico Franco, também acompanhou a cerimônia, e declarou que o recorde reforça a amizade e o espírito de cooperação entre os dois países. Ele agradeceu ao governo brasileiro pelo apoio na construção da linha de transmissão de 500 kV, que está em construção entre Itaipu e a Grande Assunção.
De acordo com o presidente, a nova linha de transmissão irá possibilitar que o Paraguai utilize uma parte maior de sua própria energia de Itaipu, resultando em um salto no desenvolvimento econômico do país.
Samek reforçou que o desenvolvimento do Paraguai interessa não apenas àquele país. “O Brasil quer se desenvolver, quer crescer, quer cada vez mais se tornar um grande parceiro internacional. Mas também deseja que todos os seus vizinhos tenham um desenvolvimento igual. Essa linha será a redenção e representará a industrialização do Paraguai”, destacou o diretor-geral brasileiro.
A comemoração da nova marca estabelecida pela usina foi acompanhada por aproximadamente 800 funcionários e toda a diretoria de Itaipu. A solenidade incluiu apresentações de músicas típicas dos dois países, enquanto um telão e vários outros monitores mostravam, em tempo real, a produção de Itaipu até atingir o recorde.

Comentários