Projeto quer transformar barulho de torcidas em energia sustentável


Protótipo desenvolvido por estudantes de Minas Gerais captaria ruídos feitos nas arquibancadas e geraria eletricidade para abastecer estádios


Um grupo de estudantes de Minas Gerais desenvolveu um projeto capaz de transformar o barulho que as torcidas fazem nos estádios em energia sustentável, sem causar impactos ambientais.
A energia proveniente do som das arquibancadas seria captada por receptores revestidos por uma manta, que vibraria ao entrar em contato com as ondas sonoras, gerando eletricidade. Através dos próprios receptores, a energia elétrica sairia para alimentar diversos setores dos estádios, como corredores e banheiros.
- Você pode abastecer um celular sem a necessidade de ter uma tomada à disposição - explica o professor de Engenharia Carlos Barreira Martinez.
- Eu acho que essa energia pode transformar o mundo porque não causa muitos impactos - diz a estudante de Engenharia Ambiental Carla de Campos.
De acordo com o projeto, o nível de ruído necessário para produzir energia é entre 90 e 100 decibéis. A medição do barulho feito por 15 mil torcedores no estádio Independência, cuja capacidade é de 23 mil, atingiu a média esperada.
Torcida do Atlético-MG recepciona jogadores no Independência (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)Barulho feito por torcida no Independência pode gerar
energia (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)
Uma das ideias dos estudantes é estimular a produção de eletricidade ao usar painéis mostrando qual torcida é a mais animada durantes as partidas. 
Os estudantes estão em busca de verba para financiar a construção do protótipo e colocar o projeto em prática. Eles acreditam que a ideia poderia ser utilizada nos estádios que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.
- Os olhos de todo o mundo estão voltados para o Brasil. Com certeza esse seria um passo muito grande - analisa Carla.

Comentários