Projeto de telhado térmico permite maior eficiência energética


          O Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA, desenvolveu um novo sistema de ventilação e isolamento térmico para telhados, o qual contribui para uma elevada eficiência energética ao longo de todo o ano, mantendo a temperatura interior baixa no verão e prevenindo a fuga de calor durante os meses mais frios.
        O sistema utiliza ventilação passiva que permite conduzir o calor que, de outra forma, penetraria no interior da habitação, para o exterior, sem utilização de dispositivos mecânicos ou gastos energéticos adicionais.
        O projeto do novo sistema pode ser equipado com quase todos os produtos para telhados. O coração do projeto é um isolamento térmico de poliestireno extrudido que se encaixa na camada intermediária do telhado.
        O sistema funciona com um fluxo de ar primário que tem origem no exterior, entrando na base da cobertura e, assim, seguindo até ao espaço de buffer térmico, no interior. O fluxo de ar secundário tem lugar desde o interior, passando pelo espaço intersticial entre a camada exterior da cobertura e a camada intermediária e seguindo até a um duto no topo do telhado, sendo expelido para o exterior.
       Este processo que permite manter um constante sistema de feedback negativo no controle da temperatura, contribuindo para o aumento do desempenho térmico da casa e para a economia energética.

Comentários