CNPq e Funtell fecham acordo para a formação de pesquisadores


O CNPq e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), vinculado ao Ministério das Comunicações, firmaram uma parceria para atrair e formar pesquisadores. A fundação irá repassar R$ 2 milhões para serem utilizados pelo CNPq na concessão de bolsas. 

No total, serão financiados os estudos de 555 alunos de graduação em áreas como engenharia e ciência da computação, com ênfase em telecomunicações. “Nosso objetivo é atrair estudantes e pesquisadores para esta área, que enfrenta uma carência de profissionais atualmente”, ressalta o secretário-adjunto do Funttel, Eder Alves.

Apesar de a capacitação de recursos humanos ser um dos objetivos do Fundo, criado em 2001, essa é a primeira ação realizada com este foco. “Até então, a capacitação era uma consequência dos investimentos em pesquisas e acabavam retendo o pessoal que já atuava na área. Dessa vez, a intenção é atrair pessoas que, sem esse estímulo, poderiam nunca se interessar pelo tema”, destaca o secretário-adjunto.

Além dos os estudantes de graduação, o CNPq se comprometeu a ampliar a oferta de bolsas na área de telecomunicações por meio do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF). Assim, serão concedidas outras 50 bolsas a estudantes de graduação, doutorado e pós-doutorado em cursos voltados para o setor.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do CNPq)

Comentários